en

Group Info

Portugal comemorou o dia nacional do nudismo

A Federação Portuguesa de Naturismo assinalou este domingo o Dia Mundial do Naturismo com atividades culturais e desportivas e com uma ação de limpeza da praia do Meco, em Sesimbra, uma das sete praias oficiais para a prática de nudismo.

Além da apresentação do livro “Ser Natural”, que decorreu ao final da manhã, a Federação organizou também diversas atividades desportivas, designadamente um torneio de petanca e um jogo de voleibol.

Segundo Maria Emília Paiva, porta-voz da Federação Portuguesa de Naturismo, “em Portugal há apenas sete praias oficiais, todas a sul do Tejo, e dois parques de campismo, um em Santiago do Cacém e outro em Budens, vila do Bispo, no Algarve, para cerca de 100 mil naturistas, nacionais e estrangeiros”.

“Há mais 30 praias portuguesas de usos e costumes — praias onde há habitualmente uma frequência naturista, mas que ainda não estão oficializadas”, acrescentou, convicta de que Portugal poderia beneficiar muito, em termos turísticos, com uma maior oferta na área do naturismo.

“Assim somos nós que vamos passar férias no estrangeiro”, lamentou.

Maria Emília Paiva lembrou ainda que, “aquando da última alteração da lei naturista, em dezembro de 2010, foi apresentado um pedido para que sejam as próprias autarquias a reconhecer essas 30 praias como praias naturistas, de forma a evitar toda a tramitação burocrática que é necessária nestes casos”.

As comemorações do Dia Mundial do Naturismo naquela que foi a primeira praia naturista de Portugal — praia do Meco -, onde se juntam centenas de pessoas que se dedicam à prática do naturismo, muitas acompanhados pelos familiares.

Uma das queixas dos naturistas é justamente a falta de outros espaços para a prática do naturismo, que consideram claramente insuficientes para o elevado número de aderentes em todo o País.

Embora garanta que há cada vez mais pessoas a fazerem naturismo, Maria Emília Paiva reconhece também que o número de inscritos tem vindo a diminuir progressivamente.

“Neste momento a federação tem apenas cerca de 1.500 membros”, admitiu, assegurando, no entanto, que a estrutura federativa vai continuar a lutar para que haja cada vez mais espaços disponíveis para a prática do naturismo.

Share:
  • Created: Dec 6 '16
  • Admin: Admin

Users

Newsfeed